Reforma Trabalhista é tema de palestra pelo viés do eSocial

Iniciativa do Sindcomércio em parceria com a Fecomércio MG.

O tema “Principais aspectos da Reforma Trabalhista e seus impactos no eSocial” foi alvo de palestra na manhã desta terça-feira (05), no Panorama Tower Hotel, em Ipatinga. Iniciativa do Sindcomércio Vale do Aço em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), o evento ainda teve o apoio do CRC, da Fecon e do Sindcont, três das principais entidades que representam a classe contábil mineira.

Eduardo Gonçalves de Araújo e Marcelo Matoso e Nascimento, advogados da Fecomércio MG, abordaram o assunto trazendo importantes esclarecimentos a empresários e  profissionais de contabilidade. Foram quase três horas de explanações que trouxeram luz, por exemplo, acerca do efetivo funcionamento do eSocial, pelo qual os “eventos trabalhistas” serão transmitidos por meio do envio de arquivos “XML”, para serem validados e armazenados em um ambiente “consorciado” e imediatamente distribuídos aos órgãos envolvidos.

“São muitas as dúvidas quando se fala em eSocial, que é um sistema criado pelo governo federal para escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. O objetivo é unificar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio. O dirigente sindical continua: “Apesar de ter tido a finalidade de simplificar a vida dos empresários, o sistema é pouco claro no que diz respeito ao que muda para patrões e empregados, e até mesmo com relação a prazos, por exemplo.”

O presidente do Sindcomércio ressalta que a demanda por esclarecimentos acerca do tema “eSocial” surgiu após provocação de contadores e comerciantes. “Em 2018, continuaremos promovendo palestras e cursos que possam ser proveitosos e trazer benefícios ao comércio do Vale do Aço. Então é muito importante que continuemos sabendo quais são as dúvidas e dificuldades dos empresários e profissionais de contabilidade”, afirma Facundes, acrescentando que sugestões podem ser enviados para o e-mail contato@sindcomerciova.com.br ou informadas pelos telefones 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.

COMENTÁRIOS